#12 A arte de perceber les petits détails (os pequenos detalhes.)
uma apreciação a Le fabuleux destin d'Amélie Poulain
Amélie é uma jovem mulher que passou sua infância sem carinho e isolada das outras crianças de sua idade. Ao crescer, Amélie não sabe como interagir com pessoas e nunca está a espera de algo ou alguém fazer alguma coisa a ela.
Por não ter tido uma vida comum como a maioria, os pequenos detalhes são como ouro para ela.
A sensação de colocar sua mão em um saco de grãos, assistir um filme sozinha, quebrar a casquinha de um Crème brûlée.
Amélie gosta de observar os detalhes que ninguém mais vê, e você também deveria.
SONDER
Termo cunhado para expressar a realização de que cada pessoa possui uma vida tão complexa quanto a nossa, com emoções, desafios e histórias únicas.
Pessoas dançando, ajudar uma pessoa a atravessar a rua não apenas por civilidade, mas ressignificar esse encontro em algo mais profundo, ir ao cinema apenas para ver as reações das pessoas ao seu redor.
Abraçar aqueles que amamos, dar um bom dia para um estranho na rua, procurar fotos perdidas embaixo da máquina de fotos do metrô.
Apesar de parecer impossível e romantizado, acredito que desaprendemos a viver, estamos apenas sobrevivendo. Passando todos os dias no modo avião enquanto reclamamos da insignificância de nosso dia dia.
O nosso mundo é um grande parque, cheio de flores para cheirar, pessoas jogando vôlei de forma descontraída e com animais correndo, pq só você deve ficar parado?
No nosso mundo capitalista é quase que impossível se dar o beneficio da duvida e parar. Sabe aquele conselho que todos já ouviram que devemos ver a vida com positividade e blá-blá-blá? Ouvir isso é chato eu sei, mas não deixa de ser verdade.
Na bruxaria tudo envolve em nós, nossa energia muda e guia o caminho que nossa vida segue, pensamentos negativos trazem com si situações desagradáveis e sentimentos tristes. Praticar a positividade em muitas religiões é abrir caminho para as bênçãos que esperam por nós.
Como uma pessoa ansiosa uma das coisas que mais me ajudam é perceber. Perceber minha insignificância perante a maioria e perceber as pequenas coisas ao meu redor. A forma como uma das senhoras ri com sua amiga, como uma menininha faz carinho no cachorro que está ao seu lado, a forma como uma folha no chão tem formato de um coração.
Assim como Amélie, as vezes só precisamos sair de nossa zona de conforto e se aventurar por aí, fazer amizade com nosso vizinho idoso, fazer uma boa ação para a vizinha que perdeu o marido, fofocar um pouquinho com a moça que vende revistas. Até as pequenas ações tem impactos significativos.
As vezes quando estamos nadando rápido de mais o medo de se afogar é maior do que a necessidade de desacelerar.
Gostou? Dá uma passadinha aqui tmb:
#1 A comparação é a ladra da autenticidade.
Você já se sentiu tão inferior a alguém que isso te fez nem querer tentar mais? Eu já, eu sempre sinto isso. Desde pequena sou comparada ao meu primo e como deveria ser igual a ele. O gênio da família e multi talentos, mas sejamos sinceros, eu jamais serei perfeita quando a bagunça é a minha liberdade.
#3 Algumas coisas não são feitas para os olhos do homem.
“Tu non sei fatta per gli occhi degli uomini”
#4 Tudo que o luto me ensinou.
“pouco a pouco as dores viram água, viram memória. As memórias vão com o tempo, se desfazem, mas algumas não encontram consolo, só algum alívio nas pequenas brechas da poesia. Você… é a minha memória inconsolável, feita de pedra e de sombra…”
Amélie é um dos meu filmes favoritos, eu assisti ele depois de sentir um pouco de medo da capa da trilha sonora e desde então todos os momentos que seriam comuns receberam significados maiores. Bjs Mah!
Eu sou apaixonada pela sensibilidade e a pureza que esse filme traz. Você pode notar tudo isso até pelas partes que trazem conteúdos sexuais, mas você ainda sente a pureza de tudo que essas cenas até passam despercebidas.
Eu tento o máximo reparar nos detalhes da vida, fazia muito isso quando mais nova, porém com o passar do tempo foi diminuindo esse ato, e quando acontece me sinto uma criança de novo. Reparar em como os animais de rua brincam, mesmo não tendo um lar. Reparar o modo como cada pessoa fica na parada de ônibus. Reparar como a cor do céu tá e como o vento tá batendo. Parece besta, mas é um sentimento tão lindo e indescritível.
Esses dias fui para meu primeiro trabalho de campo da faculdade e teve uma hora, em uma trilha noturna, em que meu professor pediu para desligarmos as lanternas e só ouvir. Nossa, foi maravilhoso!! As cigarras cantando, os sapos coaxando e (depois de anos sem ver) vagalumes brilhando.
Acho que já escrevi demais akkakakq. Seu texto tá lindo! Obrigada por compartilhar 💚
nossa, deu até vontade de rever essa obra prima! Amélie é de uma sutileza <3